quinta-feira, outubro 04, 2007

"Espalhem a notícia"

Foto de J.P. Casainho

Sérgio Godinho é grande. Trinta e três anos depois da festa da liberdade, continua a encher Portugal de música de intervenção. Soube envelhecer bem, o raio do homem, com uma energia impressionante e uma versatilidade incrível. Encheu ontem as cadeiras balofas do TAGV de uma vitalidade espantosa, voltou três vezes ao palco para uma sucessão de encores tão milimetricamente planeados que pareciam improviso.

Impressionante a coordenação do grupo, o ritmo do espectáculo, as novas letras que continuam tão boas como sempre foram. E, em palco, o cantor não é só cantor! É homem de teatro, expressivo, conta as histórias das suas músicas com o próprio corpo, voz, entoação das palavras…

Apetecia mesmo era saltar das cadeiras e pôr toda a gente a dançar, cantando os clássicos a plenos pulmões… Só faltou mesmo (nós ainda berrámos na esperança que nos ouvisse, mas não…) uma das mais especiais…

Mas eu já não digo nada. Espectáculos assim cortam-nos a respiração. Até uma máquina de escrever era música! Sérgio Godinho continua aí, cada vez melhor. Espalhem a notícia!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pronto, teria gostado MUITO ter ao concerto contigo, Rita.
Mas uma outra vez vou ver o Sergio ao vivo!
Um abraço!

Ale

Anónimo disse...

Apesar de o meu post, ou, comentário, não dizer respeito a este acontecimento que é a vitalidade artística do Sérgio Godinho (donde presumo, presunção ilídivel, que vocês foram "buscar" o subtítulo do blogue: "Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida"), a escolha de o fazer aqui, neste artigo, não é inocente. E porque é que não é inocente esta escolha? Precisamente por causa do titulo "Espalhem a notícia". De facto, acho (tenho a firme convicção) que quem tem ou teve contacto com este blogue deve espalhar a notícia! Neste blogue encontrei artigos que são verdadeiras pérolas, já não falo da forma, (faz inveja, ou causa admiração, dependendo da perspectiva, a muita gente erudita) pois essa é de facto muito boa. Adorei aqueles “posts” que diziam respeito à vida académica da Rita. A descrição das aulas do DOUTOR Capelo (nunca assisti, mas já tinha ouvido falar…), a sua "tara" pelo artigo 70.º, C.C. (desculpa o termo "tara", mas quem estudou Teoria da Relação Jurídica pelo Castro Mendes e Carvalho Fernandes....), ao hino literário que a Rita faz à escrita do DOUTOR PINTO BRONZE ( não sei se foi sátira...mas eu tentei ler o livro dele, e julguei que estava a mergulhar num livro de tipo híbrido, ou seja, não sei se era uma introdução ao direito, ou à Filosofia, ou à arte, ou à literatura ou à gramática...um jurista tem que saber um pouco de tudo e ter boa bagagem cultural, mas não exageremos!!). Adorei a descrição da praxe, os gostos culturais e a visão que têm da vida cultura e não só...enfim, os meus sinceros parabéns pelo blogue, e acreditem que não o digo por ser uma fórmula de urbanidade, mas porque realmente o sinto! Por causa da extensão do artigo compreendo se não o publicarem.
Cumprimentos para as autoras do blogue.

rita disse...

Ale, terias adorado!!! :)

Fernando Cunha, muito obrigada pelas palavras. É verdadeiramente bom ouvir/ler comentários assim. E vem mesmo a calhar, numa altura de crise bloguítica. Um bocadinho de alento ajuda sempre! :)