terça-feira, março 28, 2006

Dura praxis, sed praxis II

Acordei hoje bem-disposta, com vontade de agarrar o mundo todo com um abraço, com vontade de ser útil, de produzir, de criar, de inventar… Não invejei ninguém em especial, também não me adorei. Simplesmente sacudi as angústias quando me levantei e rumei à minha faculdade (até já a chamo minha… isto está grave!).

Passei a porta férrea descontraidamente, mas mal a deixo, ouço atrás de mim uma voz: “Caloirinha!” Sem qualquer símbolo académico a não ser a pasta, esta minha “doutora”, que várias vezes já me fez berrar os meus pulmões, não me é mais do que uma simples mortal. Não fosse a pasta, poderia até ser uma miúda do secundário. Simpatizo com o tom dela: “Vais às aulas? Vocês hoje vão sofrer muito… Vai haver uma mega praxe!” Oh, tá bem. Já fugi vezes de mais antes, hoje quero lá saber. Vou às aulas! E um sorriso confiante nasceu-me nos lábios.

Tive uma aula, que não acrescentou grande coisa à minha pessoa, sem grupos de praxe à vista. E lá ia eu toda contentinha para a segunda e última aula – “Que bom, depois disto tenho o dia todo por minha conta, maravilha!”. Pois sim. Saio da sala e lá estão as hienas juntinhas à minha espera. Finjo que não é nada comigo (que coisa mais estúpida! Mais valia ter sido natural…) e, obviamente: “É caloira? Então está mobilizada. Encoste-se à parede!”. Ó vida! Ó tempo! Quando é que isto irá acabar?!

Peripécias, muitas, e eu encostada a uma canto a ver “a banda passar”. Mas sem rancor. Diverti-me imenso a observar de perto estas supra-personalidades dos comuns mortais que trajam. É lindo ver esta estranha segurança que um traje dá a pessoas que se cheira à distância serem inseguras.

Picardia com os de medicina, as cantigas do costume, mas com um espírito saudável de respeito que ainda não tinha encontrado. Não houve cenas obscenas, actos humilhantes. Umas cançõezinhas, uns desfiles inocentes, pequenas coisas sem quintos significados.

Estranho como pode ter sido esta a minha reconciliação com as tradições praxísticas que tanto e tão rancorosamente condenei antes. Continuo a não perceber porquê nesta altura do ano, porquê impedir os caloiros de ir às aulas, porquê tanto estardalhaço. E continuo sem perceber as coisas vergonhosas que continuam a acontecer. Mas já não me revolto. Para quê? Hoje vi as pessoas para lá do traje. Hoje vi pessoas com ideias engraçadas e um espírito bonito que, houvesse espaços e vontade para isso, poderiam ser muito bem usadas. Para lá do traje, vi pessoas que nunca tinha visto antes. Talvez tenha sido sempre praxada por ignorantes e frustrados, mas hoje fui bem praxada e, tenho de engolir o meu orgulho artístico e admiti-lo, não desgostei. Ou pelo menos não odiei. É claro que há mil outras coisas com que gostaria de ocupar o meu tempo, mas desta vez não me senti esmagada por uma fatalidade revoltante, nem experimentei aquela sensação de opressão e impotência que tanto incomoda. Para lá do traje, imaginei pessoas interessantes e com dons diferentes: um dom de entreter, um dom de conversar, um dom de ouvir, um dom de cantar… Talvez veja rosas onde elas não nascem, mas hoje descobri um lado que nunca tinha visto. Pessoas com capacidades e aparentemente inteligentes (claro, apenas algumas no meio de muitas – de muitas banais, até medíocres, parvinhas e quase a tocar no ordinário) que poderiam fazer tanto bem à comunidade.

Talvez o problema seja da educação, ou então da sociedade. Educa-se para a mediocridade, para o nivelamento por baixo e corta-se pela raiz o desejo de se ser bom, útil, produtivo – de se ser prestável. Há muita gente que precisa de ajuda, muita gente que precisa de um bom abanão de boa disposição num quotidiano todo igual e sem esperança. E eu imaginei gente como a que vi hoje – em lares de terceira idade, em orfanatos, em associações, em salas de hospitais – a prestar trabalho útil para a comunidade e soube-me bem. E fez-me sentir incomodada comigo mesma porque afinal sou igual a tantas outras pessoas, acomodada à minha sorte e esquecida de que ainda há tanto para fazer no mundo…

11 comentários:

Anónimo disse...

Bem... n tenho "postado" nada ms posso comentar =)
Acho que foste radical nas duas opiniões que deste. Apesar disso, concordo muito mais com a primeira do que com esta tentativa de florear uma coisa que está incorrecta, que não é saudável e que nem faz bem a ninguém.
é incrível como um acordar aparentemente mais confiante nos põe óculos diferentes no rosto e nos transfigura a mundividência. A praxe é integração? Então que seja no tempo da integração!
Eu não consigo pôr esses óculos cor-de-rosa e imaginar que há um qq dom de cantar ou entreter nos estudantes que nos obrigam a faltar a aulas para nos praxar. Pq não me venham com histórias. Eles n nos querem integrar ms divertirem-se. sejamos realistas.
E, para acabar, podemos, de facto, ser smp mais uteis na sociedade. Mas para isso é preciso passar do constatamento da nossa inércia e preguiça para a acção. E essa é a nossa manha mais dificil...

uma beijoca * da blogger desaparecida!

Anónimo disse...

Senti-me péssima quando percebi que vos tinha deixado para trás...Fico "contente" por saber que,pelo menos, foi uma praxe saudável e que extraiste alguma coisa de positivo dela! :) Não há nada como atentar aos promenores e imaginar,fora, o que está dentro.

Beijinho,
Mariana A. Mendes

rita disse...

Olha a minha co-bloguista desaparecida! Welcome back! :)

Ok, agora vamos por partes. Em primeiro lugar, as motivações. Tenho consciência de que os dois textos são radicais, talvez até incompatíveis, mas o primeiro nasceu de uma revolta e frustração enormes, daí a dureza das palavras e o extremo do sentimento; o segundo nasceu precisamente por isto, pela consciência do radicalismo do primeiro e como tentativa de apaziguamento e reconciliação - com a praxe e sobretudo comigo.
Em relação ao acordar, acho que não compreendeste bem o que quis dizer. É óbvio que não são "óculos diferentes" que nos "transfiguram a mundividência". O acordar foi mero artifício poético, apesar de haver nele um fundo de verdade. Simplificando, um dia não e um dia normal. Mas a maneira de ver as coisas não foi transfigurada. Seria absurdo pensar que a maneira de sermos e estarmos no mundo poderia ser alterada de dia para dia só porque uma vez acordámos mais bem-dispostos do que noutra.
Falaste também de integração. Continuo a não considerar a praxe uma forma de integração, muito menos uma forma de integração saudável. E acho que nem sequer falei nisso no segundo texto. E o que é a integração? É sentir que pertencemos? A quê? A quem? Para quê? Penso que a integração é, antes de mais, uma postura, uma maneira de estar. Não é algo que passivamente se espera acontecer - faz-se por que aconteça. Eu posso, no mesmo grupo, sentir-me completamente integrada ou completamente excluída. Posso até sentir-me integrada e na realidade não estar - ou vice-versa. Além disso, nunca se está verdadeiramente integrado, ou pelo menos de uma maneira estável. Somos tão voláteis que é impossível estarmos sempre da mesma maneira num grupo. E por isso à vezes sentimo-nos bem nele, outras não. Somos assim. Somos todos assim. E não há mal nenhum nisso.
Os grupos de praxe, como todos os grupos de pessoas, são diferentes. Temos sido sempre praxadas por aquele grupo - que sabes bem qual é - de pessoas do segundo ano um bocadinho limitadas e grosseiras. Ontem foi um grupo diferente, de pessoas diferentes, mais velhas e menos ordinárias. Claro que se quiseram divertir; mas ontem senti que se quiseram divertir connosco e não "de nós". Mas é óbvio que, e aí tens toda a razão, eles não estão a pensar na integração dos pobres coitados dos caloiros. Só que... Será que podemos censurá-los assim tanto? Não somos todos feitos do mesmo? Não temos todos, por mais generosas que sejam as nossas intenções (embora aqui não seja o caso), um secreto motor individualista de auto-satisfação? Eu acho que no fundo tudo é uma motivação pessoal. Inseguranças e sentimentos de culpa. Ou então vontade de mostrar: "Olha, eu sou bom, vês? Eu consigo fazer coisas, consigo reunir uns caloiros e praxá-los, mesmo que não tenha muito sucesso no resto da minha vida."
E tens razão, podemos sempre ser mais úteis na sociedade e aos outros. E dessa culpa ninguém me livra... Mais uma vez tens toda a razão. :)

Um beijo grande, e vê se escreves!!!

rita disse...

Ah, esqueci-me! Em relação a ti, menina Mariana, para a próxima vê se não foges! Sua cobardolas... :) eheh, estou a brincar. Não sabia que também lias o blog! :)
Beijinho

SuntoryTime disse...

Quem é que precisa de ser integrado no segundo semestre? Ou até mesmo na segunda semana? Amigos, ou conhecidos, fazem-se logo no primeiro dia. E se no segundo semestre ainda não estão "integrados" num grupo... bem....

Não é preciso um grupo de malta ordinária obrigar os caloiros a fazerem coisas que não querem, ou a serem humilhados para que 'entrem no espírito'.

Mas está toda a gente convencida que sim... Agora, para aqueles que sabem ver para além do supostamente inquestionável: qual é a dificuldade de dizer 'não' e ir embora?

Enfim. Eu por acaso tive sorte. A minha praxe foi tudo menos 'praxe' e foi divertida.

Gostei do blog. *

Príncipe Myshkin disse...

Bem, realmente eu não sou propriamente um apoiante da praxe nos moldes em que ela é feita hoje em dia. A praxe tinha um sentido iniciático, em que o jovem se integrava numa comunidade nova e decisiva para a sua formação adulta: era um rito de iniciação. Agora é somente um meio, quando em mãos erradas, de humilhar os caloiros e se divertir um pouco. Revi-me mais no teu primeiro post do que no segundo, ainda que entenda a tua mudança de atitude: finalmente tiveste uma boa praxe, ao fim de tantas claramente humilhatórias. Isso não deixa de me fazer temer pelo próximo ano, quando eu for, se tudo correr bem, o caloiro...

rita disse...

Fico contente com tantos comentários! Obrigada a todos os que lêem e comentam. É muito bom ouvir os ecos que o que dissemos provocou. :)

Em relação ao que disseste, suntory time, não concordei muito com a parte da integração. Não sinto que se façam amigos logo no primeiro dia... conhecidos, sim, caras que fixas e, por serem tantas, até confundes! Mas nunca amigos. Para isso é preciso tempo e disponibilidade e vontade de ambas as partes. E isso nem sempre é fácil de encontrar.
Ainda em relação à praxe, concordo que não é preciso obrigar os caloiros a fazer ordinarices e humilhá-los. É precisamente isso que me repugna na chamada praxe. E sim, há alturas em que dizer não nem é difícil. Mas dizer não por sistema ou porque se é contra... não gosto de posições rígidas e de sentimentos radicais. Acho que nessas coisas sou (demasiado) diplomática. :) É claro que já disse que não, mas só duas vezes.
Ainda bem que a tua praxe foi tudo menos praxe e que foi boa.

Também gostei do teu comentário, silent-dark. Acho que percebeste bem o que quis dizer. :) Mas não tenhas medo da praxe! Vais ver que vai correr tudo bem. E se pensar bem, por mais sentimentos contraditórios que ela me provoca, a praxe não é só inicializar os caloiros. A praxe está presente ao longo de todo o nosso percurso académico. E há coisas lndíssimas, como a serenata na sé velha. E trajar. Com humildade e respeito. Acho que vou gostar disso. :)

inês disse...

Numa parede da universidade de coimbra, há bem pouco tempo, lia-se "isto já não é o que nunca foi".
Nunca me obrigaram a ser praxada e, neste momento, estou no 5º ano do meu curso e não vejo que diferença teria feito ser praxada... Talvez porque comigo as amizades fazem-se devagar, com tempo, com conversa, com gestos que seguimos de impulso num dia em que nos apetece. Mas também não comprei traje e este ano não vou no carro. Todos os meus colegas o fizeram (e engraçado que poucos amigos de sempre o tenham seguido) e foram aprendendo a respeitar a minha diferença.
Não me diz nada, não participo. Acho absurdo a energia (e o dinheiro) que se gasta nisso e que digam que um cortejo é "uma prova daquilo de bom que os estudantes sabem fazer" (porque não falam dos cursos que a AAC promove?... e que raramente são preenchidos?). Converso sobre o que sinto e não faço parte, mas se para os meus colegas é importante que eu os vá ver no dia do cortejo e que beba umas cervejas com eles, fa-lo-ei. Recuso-me a chamá-los todos de anormais ou ignorantes (não é verdade e acharmo-nos melhor que os outros é, na minha opinião, um péssimo princípio) O que é triste é que as pessoas alinhem por terem medo de assumir que não gostam e temem não serem consideradas "porreiras".
Além disso, de facto, "isto já não é o que nunca foi"!!

rita disse...

Foi bom ouvir a tua voz inês, porque me fez pensar. Não é que não o tenha feito antes, com os outros comentários, com o que eu própria escrevi (porque não há maneira de eu não pensar, talvez até pense de mais...), mas a serenidade com que falaste da tua escolha tocou-me. E isto porque em mim nada disto é sereno.

Há tempos ouvi uma coisa de alguém que me diz muito, uma coisa que me fez cair de mim e eu não pude se não sorrir para a ingenuidade dos meus botões: "Eu sou vaidoso, c'um caraças, eu gosto muito de mim. Não vos vou mentir. É claro que gosto que as pessoas gostem do meu trabalho! (pausa) Mas há coisas muito mais importantes do que eu... há coisas muito mais importantes do que eu."

inês disse...

querida rita,
pensei isso mesmo quando vi, há bem pouco tempo, o filme "pesadelo de darwin"... e por isso me deu vontade de juntar das duas coisas... tentar fazer um bom trabalho, um trabalho ou uma vida que possa ser admirável (todos gostamos) ou extraórdinário (lembrando outro filme "clube dos poetas mortos") mas a fazer qualquer coisa que toque nos problemas importantes do mundo... não precisam de ser grandes, apenas importantes.
beijinho e tenho de te ir ver na peça! muita merda!!!

inês disse...

querida rita,
pensei isso mesmo quando vi, há bem pouco tempo, o filme "pesadelo de darwin"... e por isso me deu vontade de juntar das duas coisas... tentar fazer um bom trabalho, um trabalho ou uma vida que possa ser admirável (todos gostamos) ou extraórdinário (lembrando outro filme "clube dos poetas mortos") mas a fazer qualquer coisa que toque nos problemas importantes do mundo... não precisam de ser grandes, apenas importantes.
beijinho e tenho de te ir ver na peça! muita merda!!!