domingo, janeiro 07, 2007

A fuga do advérbio de modo

Tristemente abri o livro na introdução
E li diagonalmente algumas passagens.
O Português era fraco e sóbrio e não
Encontrei sombras de Juridiquês.
Tentei não entrar em pânico e respirei fundo.
Tinham de estar em algum lado.
Novamente, abri o livro e li
Rapidamente mais umas passagens.
Não acreditei nos meus olhos,
Não podia ser, não podia ser!
Insisti teimosamente mais uma vez
E estupefactamente soube a verdade…
Nem um! Nem um advérbio de modo!!!

Oh, desespero! Oh, devastação!
Fugiram desesperadamente
Desse insuportavelmente complexo
Universo jurídico!
Saltaram inconscientemente
Dessas longas e horríveis páginas
E deixaram-me sozinha no meio
De tantas palavras sem sal!!!
Que vai ser de mim sem advérbios,
Sem frases intrincadas e indecifráveis,
Sem ideias rocambolescas e labirínticas?
Para onde foi ele? Hã? Para onde foi? 
Senhores juristas, respondam ao meu apelo!!!
Para onde fugiu o advérbio de modo???

Ansiosamente,
Procuro nas páginas teóricas
De uma teoria impossível
Esse salvador da pátria
E da minha sanidade mental.
Não encontro e desesperadamente entro em pânico.
Palavras secas e ideias sem sumo, notas soltas
Ao longo de trezentas páginas insípidas.
Oh, triste sina a nossa!
Saudosamente relembro esse companheiro de
Horas desesperadas
E secretamente desejo reencontrá-lo
Num amontoado de palavras todas iguais.

Desisto finalmente de encontrar
Com agrado esse artificio poético.
E, em vez dele, desespero com
Paginas e páginas de artigos,
E algumas palavras pelo meio.
Paradoxalmente não acho graça
A glosar as remissões para o Código Civil
E recordo saudosamente
O livro que nos fazia rir a bom rir
Com frases estupidamente confusas
E complexamente intrincadas!

Oh, quem dera agora encontrar
Um bordão ridículo e suculento
No meio de tanta juridiquice
E satirizá-lo e escarnecê-lo
E desse modo me vingar
Da insuportável obrigação
De estudar as fontes, os princípios
As codificações e quantas alegações
Nos obrigam a ler e debitar!!!

3 comentários:

mundanemuesli disse...

Ahahahahahah!! Legal!! (pois é... :^D)
Um beijao!

Ale

Príncipe Myshkin disse...

Juridiquês.
[leitura da palavra acompanhada de gargalhada]

Divertidíssimo. Isto dá gozo de ler!

rita disse...

Marchese Portarotolo, realmente é legal. Demasiado legal, até!!! :) beijos aí para a Itália!

Silent_dark, gostei muito da tua gargalhada! Só que aqui tenho de confessar uma coisa... A palavra que tanto te fez rir foi inventada pelo meu amigo Rodrigo, um jurista brasileiro. Não posso ficar com o mérito... sniff sniff. Mas 'pera! Eu pensei primeiro!!! Só que antes de eu dizer disse ele... bah, acho que não convenço ninguém. Foi ele, pá!